Seja um empreendedor do conhecimento!

O que a Dialogare pode fazer para você?

O aprendizado de uma matéria varia de acordo com o perfil do aluno, portanto nada melhor que uma aula que vai no seu ritmo!

Dentro desta ótica, a velocidade de assimilação de um novo conceito depende das competências de aprendizagem do aluno, sendo que atualmente o Problem Based Learning (Aprendizagem baseada em problemas), é uma das abordagens mais utilizadas. Uma das maneiras de avaliar estas competências, é o "Learning Skills/Behavior Rubric",

Este sistema de avaliação se baseia em Costa e nos 16 Hábitos da Mente de Kallick, mas também inclui elementos da Taxonomia Revisada de Bloom e de Marzano sobre as Dimensões da aprendizagem e as habilidades de aprendizagem do século XXI. Apresenta como pilares fundamentais: o pensamento efetivo e o comportamento inteligente.

Orientando-se por este sistema, logo não há como estabelecer um prazo específico para o aprendizado de determinado conceito sem identificar primeiro quais competências de aprendizagem o aluno possui.

De acordo com o Instituto Habits of Minds, (Hábitos da Mente), para uma correta aprendizagem são necessários 5 hábitos da mente: valor, inclinação, sensibilidade, capacidade e compromisso.

Nesse processo é necessário que o professor consiga visualizar como o aluno aprende, antes de iniciar a aula de verdade.

Percebendo esta dinâmica, o Instituto Dialogare criou seis perfis de aprendizagem e um teste que permite identificá-los, adaptando o professor à necessidade individual de cada aluno.

Seguindo esta linha, criamos a Orientação de Estudos Dialogare. Este serviço foi planejado para desenvolver, nos alunos, as competências intrínsecas de cada perfil, de maneira que o aluno possa adaptar-se de acordo com cada situação de aprendizagem.

Sabendo usar os pontos fortes de cada perfil, fica bem mais fácil aprender, independente da escola ou professor. Darwin já dizia que sobrevive quem é mais apto. Clique aqui para ver a nossa apresentação!

Metodologia

Inicialmente fazemos avaliação de perfil de aprendizagem.

Com esta avaliação identificamos 6 tipos diferentes de perfis de aprendizagem:

O processo, desde a avaliaçao inicial à efetiva aula, é orientado pelo coordenador pedagógico, o qual através da aplicação de conceitos da psicologia da educação e psicopedagogia irá garantir o melhor ambiente ao aprendizado do aluno, seja ele dentro ou fora da sala de aula.

O desempenho de cada aluno é acompanhado aula a aula.

Após a avaliação de perfil, se identificarmos que a dificuldade de aprendizagem enfrentada vai além dos nossos serviços oferecidos, recomendamos psicólogos, psicopedagogos e instituições parceiras.

A nossa equipe se mantém sempre atualizada e regularmente participamos de cursos na área da pedagogia, psicologia, psicopedagogia e neurociência.

Metodologia

Avaliação de perfil de aprendizagem Avaliação gratuita de perfil de aprendizagem.

Criação do plano de estudo Apresentação do plano de estudo personalizado.

Disce - Diagnóstico de competência estudantil Diagnóstico de conhecimento e estilo de aprendizagem.

Acompanhamento, reforço escolar ou orientação de estudos Início das aulas e avaliação diária de desempenho.

Qual é a importância do diagnóstico de sabedoria e competência estudantil (DISCE)?

O diagnóstico de aprendizagem é uma ferramenta única, desenvolvida por um grupo de psicopedagogos da Dialogare com o objetivo de identificar na criança ou adolescente qual é o seu grau de autonomia e autoria de aprendizagem. A autonomia está ligada diretamente à disciplina de estudo do aluno, enquanto a autoria está relacionada à capacidade de criar novos conhecimentos e novas abordagens de ensino.

Quanto mais autônomo e autor da sua própria aprendizagem, menos tempo ele precisará dedicar aos seus estudos, pois será capaz de identificar sozinho as suas lacunas no conhecimento. Esse processo gera um aumento da auto-estima e consequentemente uma melhora notável no seu rendimento escolar.

A partir do momento em que ele se torna autônomo, o aluno fica livre para seguir seu próprio caminho.


  • APRENDER É SINONIMO DE LIBERDADE!

  • ACOMPANHAMENTO PEDAGÓGICO

  • AUTONOMIA DE APRENDIZAGEM

  • ORIENTAÇÃO DE ESTUDOS